O "manifesto ágil" adverte: Adotar Scrum sem as práticas ágeis de desenvolvimento de software faz mal a saúde do projeto.

Muito interessante, publicado pela Alcateia Digital.


Há algum tempo venho estudando sobre práticas ágeis, e sua adoção e confesso que sinto-me receioso com a forma mais básica de “adoção ao mundo ágil”. A regra básica é: Adotamos Scrum e “XaZAM”, sou ágil. E antes que algum “Scrum Master” fique chateado, vou explicar-me.
Gosto de Scrum, é leve, simples, direto, eficaz, é voltado a ROI (nada nais justo e óbvio), envolvente, favorece a comunicação e etc. Entretanto, minha opnião é que todo livro ou material de Scrum devia vir com uma tarja preta com a seguinte frase:
“Scrum é um processo centrado em técnicas de gerenciamento de projetos”
Assim, Scrum  deliberadamente omite qualquer prática técnica, em contraste (por exemplo) com Extreme Programming (leiam FlaccidScrum). Ou seja ela admite que seu projeto adota boas práticas de desenvolvimento de software.
Como descobrir que as coisas não andam bem:

  • Seu projeto adota boas práticas de desenvolvimento? Vc adota práticas ágeis?

  • É capaz de entregar software rapidamente, no prazo, mas sempre cria Débito Técnico (os famosos, depois agente ajeita)?

  • Como anda sua integração contínua? Consegue liberar uma versão em 15 minutos?

  • Como andam seus testes? Cobertura alta? Automatizados?

  • Tem medo de alterar código e quebrar em outro canto?

  • Equipe energizada e auto organizável?

  • A cada Sprint a velocidade da equipe parece diminuir?

  • Os BUGs estão em queda constante?

  • Sua equipe e seus chefes conhecem e acreditam no manifesto ágil? Ou processo é sagrado e atrapalha mais que ajuda?
Eu compartilhp da visão do Akita, de que geralmente a adoção ocorre de cima para baixo, e isso pode ocultar ou dar menos importância a filosofia ágil e as boas práticas de desenvolvimento, dentro da equipe de desenvolvimento. O que o “James Shore” defina da seguinte forma:
Portanto, apesar de seu chefe achar legal a adoção de Scrum, lembre-se que Scrum não é bala de prata e de nada adianta um software, feito nas cochas, sem nenhuma prática ágil de desenvolvimento. Se tudo é feito as pressas e com milhões de Bugs e débito técnico, seu projeto está fadado ao fracasso.
Nota 2 - Definições de SCRUM (Processo x Metodologia x Framework x Só de Gestão x De Software .. Eu pouco me importo com a etimologia, importo me com a filosofia ágil) Confira a variedade de definições:
Embora a wikipedia venha com esta definição de Scrum “Scrum é um método ágil paraGerenciamento de Projetos.”, gostaria de lembrar que Scrum foi feito para desenvolvimento de Software (Milfont me chamou atenção disso! foi mal, só copiei a definição do wiki :-P  )
“Scrum is an agile process for software development” definido por Mountain Goat


0 comentários to "O "manifesto ágil" adverte: Adotar Scrum sem as práticas ágeis de desenvolvimento de software faz mal a saúde do projeto."

Postar um comentário

Sobre este Blog

Aqui comento sobre minhas experiências na área de TI. Metodologia Ágil, programação, Banco de Dados e o que mais passar pela frente...

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Desenvolvedor de aplicativos,banco de dados e líder de projetos em uma ampla variedade de aplicações. Possui 5 anos de experiência na área de desenvolvimento de projetos de software, atuando como desenvolvedor, analista e líder de equipe. Atualmente, é líder da área de TI ,gerenciando os projetos dessa companhia. Sobre a sua formação acadêmica, é especialista em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Leste Minas Gerais (UNILESTEMG) e técnico em informática pela CTCF. Tem interesse nas áreas de Qualidade de Software (Modelos e Processos), Gestão de Projetos,Desenvolvimento de aplicações.

Rede Social

Seguidores

DevBrasil