Novo componente Chart Control do VS2010


Um gráfico é composto de vários elementos, os quais são acessíveis através do controle Chart API. O controle Chart API é orientada a objetos, extensível e muito flexível. Ele também suporta um número ilimitado de elementos de gráfico-chave, tais como séries de dados, pontos de dados em uma série, áreas de gráfico, e assim por diante.

A figura a seguir ilustra os principais elementos que constituem um gráfico:




Descrição dos Elementos do Gráfico
A lista a seguir descreve os componentes principais do gráfico:

Axis Label
Um rótulo de um eixo.

Axis Title
O título de um eixo.

Chart Picture
A imagem do gráfico, é a superfície inteira da imagem que é processada pelo controle do gráfico. Corresponde à raiz do objeto gráfico.

Chart Area
A Chart Picture é composto por uma ou mais Chart Areas, que são áreas retangulares que são usados para chamar a series, labels, axes, grid lines, tick marks, e assim por diante. Múltiplas séries podem ser plotadas em uma Chart Area, dependendo dos tipos de gráfico envolvidos.

Chart Series
A série é um grupo de pontos de dados relacionados. Cada série é associada a um tipo de gráfico.

Legend
A legenda para a imagem do gráfico. Não pode haver um número ilimitado de legendas em um gráfico.

Grid Lines
Há grandes e pequenas linhas de grade horizontais e verticais, que geralmente ocorrem em conjunto com as marcas de escala.

Tick Marks
Há grandes e pequenas marcas de escala horizontal e vertical, que geralmente ocorrem em conjunto com as linhas da grade.

Plot Area
A área de plotagem é a área interna retangular dentro da área do gráfico que é usado para traçar linhas de série e grade. Rótulos, marcas de escala, o título do eixo, e assim por diante, são todos elaborados fora da área de plotagem e dentro da área do gráfico. A área de plotagem pode ser definido através da propriedade ChartArea.InnerPlotPosition.

Title
Um título do gráfico principal. Não pode haver um número ilimitado de títulos colocados em uma imagem do gráfico. Observe que o texto feito sob encomenda pode ser exibido usando GDI + e os eventos relacionados com pintura.

Value Label
Uma etiqueta especial que ocorre para um ponto de dados, ligeiramente deslocada a partir de onde o ponto é plotado. Ele pode ser o valor do ponto de dados ou texto personalizado.

Adicionando o controle de gráfico para seu formulário

Depois de criar um Windows Aplication, adicione um gráfico para o formulário, arrastando um controle de gráfico a partir da janela Toolbox para a superfície de design. A figura abaixo mostra o controle de gráfico na janela de ferramentas.



Definindo Propriedades do Gráfico

O controle de gráfico tem todos os seus dados e propriedades de aparência disponíveis na janela Propriedades do Visual Studio. Clique no gráfico de controle na superfície de design para ver as propriedades do gráfico e personalizá-los. Se uma das propriedades é uma coleção, você vai ver um botão à direita da sua célula de valor. Você pode clicar no botão para editar os itens na coleção na janela Editor de coleção. A figura abaixo mostra a janela do Editor de coleção para a propriedade coleção Chart.



Elementos de texto
Um gráfico é composto de inúmeros elementos de texto diferentes:
Títulos - usa a propriedade TitleCollection. Os títulos podem ser colocados em        qualquer lugar na tabela e ser utilizado como texto ou elementos de rotulagem.
Eixo Títulos - colocados ao longo de um eixo na área do gráfico para a Legenda de Títulos.
Axis Labels - exibe os valores da escala do eixo.
Valor Labels - exibe informações sobre os dados.
Legenda Texto - explica a informação da série na legenda.
Anotação de texto - notas explicativas que pode ser conectado a diversos elementos do gráfico.

A figura a seguir ilustra alguns elementos-chave no texto de um gráfico:



Criando um gráfico dinamicamente

Ex:


Este componente realmente me fez abandonar qualquer outro tipo de componente que utilizava para gerar gráficos. De todos que já trabalhei é o mais simples, com o melhor design e qualidade e enorme quantidade de recursos.



0 comentários to "Novo componente Chart Control do VS2010"

Postar um comentário

Sobre este Blog

Aqui comento sobre minhas experiências na área de TI. Metodologia Ágil, programação, Banco de Dados e o que mais passar pela frente...

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Desenvolvedor de aplicativos,banco de dados e líder de projetos em uma ampla variedade de aplicações. Possui 5 anos de experiência na área de desenvolvimento de projetos de software, atuando como desenvolvedor, analista e líder de equipe. Atualmente, é líder da área de TI ,gerenciando os projetos dessa companhia. Sobre a sua formação acadêmica, é especialista em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Leste Minas Gerais (UNILESTEMG) e técnico em informática pela CTCF. Tem interesse nas áreas de Qualidade de Software (Modelos e Processos), Gestão de Projetos,Desenvolvimento de aplicações.

Rede Social

Seguidores

DevBrasil